Cidade Velha, Castelo, e Cerveja Pilsen em Praga

12 de Junho de 2016 – Praga, República Tcheca.

Castelo de Praga e Catedral St. Vitus (vista da Torre de TV)


Depois de gastar meu primeiro dia na cidade andando nas redondezas e ficando com preguiça, estava mais do que preparado para acordar cheio de animação e explorar a cidade! Só não sabia eu o quão longo seria minha jornada, ou todos os passeios que me aguardavam. Ter seu roteiro programado é bom, mas também se permitir um pouco de improviso torna tudo mais interessante. Afinal, não podemos controlar tudo a nossa volta, certo?

Church of Our Lady before Týn
Como de costume fiz aquele café da manhã reforçado, com café, pães, cereais e iogurte. Este último muito importante para a viagem, uma vez que os probióticos contribuem para o funcionamento do nosso sistema digestivo e sistema imunológico. Aqui também tem ciência, meus jovens! E com isso consegui a proeza de não pegar nenhum resfriado durante a viagem toda!

Mas indo ao que interessa, o hostel Equity Point tem parceria com a Sandeman’s New Europe (sinônimo de turismo de qualidade na Europa), e um guia da Free Walking Tour veio nos buscar na porta do hostel: muito chique!

No caminho para o Old Town (Cidade Velha), onde a tour começaria, já conheci um grupo de americanos que estavam juntos no mesmo hostel. Tão logo percebi que era comum para estudantes americanos fazerem um tour pela Europa após se formarem, entendi que eu não devia ter feito minha festa de formatura!

Praga é uma cidade muito turística (popularmente conhecida como a Paris da Europa Central), e havia um grupo enorme de pessoas para fazer o tour. Nosso guia, Filip, conquistou a multidão nos primeiros segundos, não só por ser descontraído e saber se comunicar muito bem, mas principalmente pela paixão pelo que faz. Logo no começo ele disse que apenas “a descrição” de cada ponto turístico a gente poderia pesquisar na internet, e que, portanto, a missão dele seria mesmo a de nos fazer se apaixonar por Praga. E ele conseguiu!

Relógio Astronômico
Nossa tour explorou importantes pontos turísticos e acontecimentos históricos de Old Town, bem como da própria República Tcheca. Um dos destaques são as homenagens a pessoas que lutaram pelo renascimento da cultura e idioma Tcheco (que quase chegou a desaparecer durante o império Austro-Húngaro).  Também passamos por lugares de muita importância política, ao qual eu vou explorar melhor no próximo post.

Eu sei o que você está esperando: o Relógio astronômico! Nosso guia nos adiantou que o relógio em si não tinha uma apresentação sensacional, e poderia ser bem decepcionante dependendo da expectativa do turista. São alguns bonecos que se mexem, fazendo barulho, cada qual com seu significado pagão e místico. Ver as horas nesse relógio é muito difícil, acredite... E também não vou me prolongar aqui no minucioso significado que cada pedaço tem, pois o que impressiona no relógio de verdade é pensar que ele foi construído no século XIII e ainda funciona perfeitamente! O relógio é mais antigo do que a chegada dos portugueses no Brasil, e até hoje fica abarrotado de pessoas esperando pacientemente pela hora que o relógio faz seu show.

Outro destaque dessa tour foi saber que um dos fundadores do McDonalds era Tcheco, assim como o inventor do óculos de grau, e da cerveja lager. Calma, eu ainda vou me aprofundar na história da cerveja mais pra frente...

Estátua feita para homenagear "A Flauta
Mágica" de Mozart, executava pela primeira
vez no Ophera House de Praga
O maior e mais importante Rei de Praga fora Charles IV, responsável pela construção da primeira universidade, o Ophera House, além de importantes igrejas e pontes, como a maravilhosa Charles Bridge, o ponto mais cheio de turistas em toda a cidade. Para curtir a ponte num clima mais medieval, o melhor é ir durante a noite, ou bem cedo (em torno de seis da manhã). Charles era um homem muito inteligente, e amado pelo seu povo. Ele acreditava tanto na numerologia que a ponte que levava seu nome fora construída em 1357, num Setembro, dia 7, as 5:31. Notou algo? 1-3-5-7-9-7-5-3-1, formando um palíndromo.

Nosso guia aproveitou para dizer que ter Brasileiros na tour era muito legal, pois nosso país é relativamente novo, e portanto nos impressionamos com os monumentos antigos. Já para os asiáticos, toda aquela coisa de 500 anos era arte moderna (risos).

Não diferente dos demais países da Europa Central, em Praga também houve uma triste história com os judeus, pois o país também foi dominado pelo Nazismo. Eu não tive tempo de visitar o Campo de Concentração Terzín, que fica nas redondezas, mas passamos pelo bairro Judeu (Jewish Quarter) onde estão as antigas Sinagogas. No cemitério Judeu não havia mais espaço para túmulos, e começaram a jogar terra sobre os túmulos já existentes a fim de fazer uma nova camada deles. O cemitério deve estar há uns dez metros do nível da rua.
Charles Bridge - fonte: http://travel-wonders.com/

Já no fim da nossa tour, tivemos tempo para correr e pegar um lanche rápido, pois em seguida iria começar a Tour pelo Castelo de Praga (dessa vez com preço fixo: 200czk, cerca de 8 euros).

O Castelo de Praga fica no alto de uma colina, e o caminho até o topo é cheio de belas paisagens como pontes, riachos, jardins, e belíssimos palácios e salões. O termo Castelo na verdade não é apropriado nesse caso, pois “castelo” é usado para uma estrutura militar, e o Castelo de Praga na verdade trata-se de um palácio. Dentro dele havia desde prédios governamentais, homenagens a presidentes e reis, além de, claro, muita história e curiosidades da arquitetura. No geral fiquei fascinado por todo o complexo do palácio. Eu tirei fotos de desde detalhes da arquitetura, até da troca de guardas que estava acontecendo no momento. Um dos destaques de lá fica para as charmosas ruelas medievais, e a gigantesca Catedral St. Vitus, com seu estilo gótico típico de Império Romano.

Um dos palácios do Castelo
Nessa tour em especial fiz grandes amigos como o Jeff, a Luisa e a Fila. Já era final de tarde, e todos nós havíamos caminhado o dia todo. Então aproveitamos para comtemplar um pouco a cidade vista de lá do alto, que era um espetáculo a parte! Era possível ver o quanto a Charles Bridge, por exemplo, estava lotada de pessoas (pequenos pontinhos coloridos)!

Mas não demorou muito para que o Filip nos avisasse que uma nova tour começaria na Cidade Velha: Beer Experience (Tour da Cerveja). Meu amigo Jeff, que inclusive fabrica sua própria cerveja, se animou também para ir nessa. Afinal, porque não uma terceira caminhada? Imagino que esse foi um dos dias que mais andamos!

Fachada da St. Vitus Catedral
Precisamos falar sobre a República Tcheca e a Cerveja. Esse pequeno país é o que mais consome cerveja (por pessoa) no mundo, ganhando da Alemanha onde acontece a Oktoberfest! A tradição da cerveja é muito enraizada na cultura Tcheca, como você pode imaginar. Até o século século IX, haviam apenas cervejas escuras. Na época, uma produção de cerveja tinha ficado ruim, o que deixou a população furiosa. Em protesto, esvaziaram os barris de cerveja no esgoto! O que eles não imaginavam é que pior do que ficar com cerveja ruim, é ficar sem cerveja nenhuma... Foi então que na cidade Pilsen reuniram-se grandes mestres cervejeiros a fim de criar uma nova receita de cerveja. Dessa colaboração surgiu a Pilsner Urquell em 1842, a primeira cerveja “Pilsen”, também conhecida como lager. O sucesso foi instantâneo! Devido a sua coloração amarelada, surgiram os primeiros copos de vidro para cerveja, pois as pessoas queriam ver aquela cerveja com cor de ouro! Hoje é o tipo de cerveja mais consumida no mundo, inclusive no Brasil como Brahma, Skoll, entre outras.

Para a Beer Experience eu tive um desconto especial por estar hospedado no Equity Hostel, então praticamente paguei o preço que gastaria tomando as cervejas avulsas. Ao total visitamos 3 pubs e tomamos 3 tipos diferentes de cerveja, todas leves, porém muito saborosas. Lembro-me de que uma era a própria Pilsner Urquell, e outra era uma Kozel escura. Também conhecemos os principais ingredientes da fabricação da cerveja, como malte, lúpulo, fermento, etc.

Outro aprendizado que levei para a vida é a forma de servir uma cerveja. O colarinho é sim importante, pois ajuda a conservar a temperatura e o sabor da cerveja. Quando você coloca a cerveja com vigor, você está fazendo o gás dela agir e formar este colarinho. Caso você opte por pular essa etapa, tem muitas chances desse gás reagir no seu estômago e você se sentir “pesado” com a cerveja.

No último pub eu aproveitei e pedi um tradicional joelho de porco. Eu até então não tinha comido, mas achei que a oportunidade era perfeita para experimentar, por ser um prato tradicional tcheco. Não preciso mencionar que estava uma delícia, mas o joelho era enorme! Eu acabei levando o resto numa marmita para comer depois.

Junto comigo estavam o Jeff, além da Kailan e Loreen (todos americanos), e um casal de brasileiros que tinham noivado durante a viagem. Ao final da tour, essa galera decidiu continuar a nossa própria tour pelos bares da cidade, se é que você me entende. O mochileiro pobre que vos fala correu no hostel para guardar a marmita, e voltou para irmos até um Arcade Bar. Sempre bom lembrar que eu e o Jeff ficamos invictos no Pebolim (in your face Mexicans!!!)...

Joelho de Porco
Depois de muitas risadas e cerveja ruim, tivemos a incrível experiência de caminhar pela Charles Bridge de madrugada, no que realmente parecia uma ponte sombria de um filme medieval. A arquitetura da ponte é gótica, e havia iluminação nas estátuas, dando uma sensação de estar voltando no tempo. Caminhar pela Old Town como um todo a essa hora era muito gostoso. Ainda havia até bastante movimento, mas beeem menos do que dos turistas durante o dia.


E você deve imaginar que depois de toda essa caminhada, comida e cerveja, eu chegaria ao hostel e iria dormir? Ainda deu fome, e eu comi um lanche e uma banana para compensar as energias perdidas. No quarto do hostel, uma adolescente estava passando mal, e vomitou no corredor que dava pro quarto. Particularmente acho bem irresponsável você dividir um quarto de hostel e fazer bagunça, ainda mais que elas nem se deram o trabalho de limpar a sujeira. Enfim, tudo aconteceu longe do quarto e eu consegui dormir tranquilo. Mas não antes de abrir meu mapa, e preparar o meu roteiro para o dia seguinte. Havia ainda muito em Praga para se conhecer, além da sua comida e cultura! Um grande abraço para o Jeff, a quem eu devo uma visita!

Gostou? Conte-nos o que nos achou nos comentários! Deixe suas sugestões

Quer conhecer o hostel Equity Point em Praga? Faça a sua reserva aqui no Booking.com e ajude este blogueiro a continuar escrevendo mais! Te vejo na próxima!


Siga o blog Viajar é um Barato:

Photo Gallery by QuickGallery.com

Comentários

Postagens mais visitadas