Chegando em Praga: a Paris medieval!

Aconteceu em 11 de Junho de 2016...

Estação de Trem de Praga - https://www.likealocalguide.com

Viena

Vamos voltar um pouquinho no tempo, para a viagem pelo Leste Europeu. No dia anterior eu havia feito uma grande caminhada pelas principais atrações de Viena, conhecendo um pouco da história da Áustria no processo. Se você perdeu, leia “Toda a Viena em 1 único dia”aqui. Nesse processo eu também fui dormir um pouco tarde, sabendo que no dia seguinte eu iria viajar para a República Tcheca.

Bar do Hostel - divulgação oficial
Toda viagem me deixa ansioso e dessa vez não foi diferente. Quando você está viajando sozinho, acordar cedo é uma missão necessária e dolorosa para aproveitar o dia. No meu caso, para pegar o ônibus também. E isso requer um pouco de disciplina, já que você só pode confiar no seu celular pra te acordar (risos). Mas com a ansiedade em mãos, acabei levantando cedo o suficiente para comer com calma, e arrumar minhas coisas. Aquele café da manhã reforçado do Hostel Ruthensteiner me manteria com energias até chegar a Praga.

E foi nesse embalo que fiz o check out, e me despedi de Mike e Joan. Seguindo para a estação Westbahnhof (Estação Leste), peguei o metrô até a estação de ônibus. E não me canso de lembrar como o transporte público funciona muito bem em Viena, assim como nas demais cidades da Europa que visitei.  

Ao chegar à estação internacional de ônibus de Viena, fiz o embarque para Praga com pouquíssima burocracia. Fazendo um comparativo com a América do Sul, na União Europeia há uma diplomacia e confiabilidade entre os países, visto como se pode circular entre eles com facilidade. Já no MERCOSUL, por mais que o passaporte não seja obrigatório, você tem que passar por todo o processo emigratório de um país para o outro, e carregar consigo um comprovante de permanência no mesmo.

Jardim do Hostel - divulgação oficial
Apesar de ter muitas similaridades com a Alemanha, vi na Áustria um orgulho exagerado do país e sua história. Num sentido que mesmo tendo sido aliado da Alemanha durante o regime Nazista, pouco se vê sobre monumentos para as vítimas do holocausto (bem diferente do que vi em Berlin e Budapeste). Os monumentos são importantes não só para homenagear aqueles que passaram por isso, mas para lembrar as novas gerações dos erros do passado. Tudo bem que o centro de tudo foi Berlin, mas esperava um pouco mais de humildade dos Austríacos. Vejam, por exemplo, o exemplo que comentei no post anterior sobre a construção da muralha. Mas não me leve a mal, a cidade é sim linda, e suas Óperas, Museus e Palácios são sem dúvida uma visita inesquecível.

Durante a viagem o sono bateu e tive medo de perder o ponto, pois meu ônibus ainda iria de Praga para Berlim. Nessa hora eu descobri um aplicativo muito útil chamado GPS Alarm, que irá te notificar quando você chegar a determinado local (ótimo para a soneca no ônibus).

Praga

Chegando à estação de trem, usei o subsolo para atravessar para o outro lado e caminhar até o hostel. Novamente já tinha programado minha chegada e tudo ocorreu bem. Infelizmente não chegaria a tempo de pegar a Free Walking Tour no primeiro dia, mas tudo bem, pois eu estava cansado e queria ficar tranquilo. O hostel escolhido foi o Equity Point, que fica muito bem localizado em meio as principais atrações turísticas, tem um ótimo preço, e tem ótimas acomodações!

A caminho do hostel tive a supresa de me deparar com uma estátua gigante do escritor Franz Kafka: uma cabeça giratória que entrelaçava camadas de metal, formando cada vez o rosto numa posição. Minha primeira atração turística de Praga já causou uma ótima expectativa da cidade!

Passando pela cabeça e chegando a vizinhança do hostel, era notável como se tratava de uma região muito antiga e charmosa, com ruas estreitas e feitas de pedra. Somente depois eu fui descobrir que eu estava muito próximo do Old Square (praça antiga) da cidade, que é um centro medieval totalmente intacto. O hostel em si pra minha supresa foi tão completo quanto o em Viena. Aproveitei pra tomar um banho e olhar como calma nos mapas e nas atividades da cidade. Outro ponto positivo do lugar é que eles tem parceria com o Sandman’s Tour (a primeira e melhor empresa a fazer o Free Walking Tour), com descontos especiais para algumas tour pagas.

Ainda com preguiça, mas com vontade de explorar, fui numa grocery store e comprei alguns pães, frios, e uma cerveja Primator IPA de 500ml por 1€. Era o que eu precisava pra amar essa cidade! Para ter um comparativo, a mesma cerveja custaria cerca de R$30,00 no Brasil.

"Torre de Vigia"
Apesar de o hostel estar vazio, e em geral com muitos adolescentes, conheci um cara legal chamado Yego, da Rússia. Com toda essa minha viagem histórica não pude deixar de perguntar pra ele sobre como é a vida na Rússia. E para minha supresa, ele contou que apesar de hoje terem mais liberdade, ainda há uma propaganda fortíssima de "Rússia é o paraíso e o resto do mundo é nosso inimigo". Muitas pessoas de maior idade ainda acreditam que a vida era melhor da URSS... Ele me recomendou uma visita ao Museum do Comunismo em Praga, ao qual certamente eu irei!

As funcionárias do bar do hostel foram simpáticas e me indicaram jantar no Karluv Sklep (também conhecido como Charles Cellar), que era um bar onde os moradores locais gostavam de ir. Então tomei a minha primeira cerveja Pilsener Urquell, e fui dar uma volta na região. Depois voltarei mais na história dessa cerveja, que é um símbolo da República Tcheca.

Antes de entrar no restaurante eu dei uma volta numa praça que ficava próxima, pois precisava terminar de tomar a minha cerveja. Na praça tinha um jardim bonito com rosas e também um piano ao ar livre. Eu parei por um tempinho lá e fiquei ouvindo as pessoas que passavam pra tocar algo, afinal música sempre me traz uma boa sensação. Interessante como a mais simples praça possui belas rosas por lá, e isso faz sim toda a diferença no ambiente.

http://menute.com
Andando na mesma rua, me deparei com uma torre com janelas imensas que aparentemente não estava em nenhum guia (como Trip Advisor). Parei um momento para comtemplar e tentar imaginar o que seria, e a melhor ideia que tive é que provavelmente era uma antiga torre de vigia na muralha da cidade medieval. Essa é a magia de caminhar livremente durante uma viagem, você tem experiências que não estavam programas no seu roteiro.

Voltando ao restaurante, o lugar parecia uma típica taverna medieval: uma decoração de madeira rústica, e grandes mesas com famílias comendo e bebendo. Como o atendente não falava nada de inglês (algo muito comum por aqui), eu pedi o especial do dia. Era uma espécie de massa frita de batata recheada com queijo derretido e repolho (eu até tentei ver no site deles se descobria o nome, mas não consegui). Um prato bem típico tcheco e estava saboroso, mas também era pesado.

O bar era um lugar bem típico e com quase nenhum turística, pois aparentemente eu era o único falando inglês. Estava passando o jogo Inglaterra vs Rússia e de cara já notei como eles assistem ao futebol mais comportados do que os brasileiros. No gol apenas bateram palmas e fizeram alguns comentários, mas nada de gritos e bater na mesa. É bem diferente se comparado no Brasil, mas pessoalmente eu gostei.

http://www.karluvsklep.cz/
Com o fim do jogo, voltei para o hostel. Eu não sabia, entretanto, que nessa noite estava acontecendo a “Noite dos Museus de Portas Abertas”, onde a visitação era gratuita. Ao chegar ao meu quarto do hostel fiz meus planos para o dia seguinte, e conheci as meninas que estavam dividindo o quarto comigo. Elas eram aquele estereótipo de adolescentes americanas que se vê em filmes... O quarto e o banheiro havia roupas, gliter e maquiagem por toda parte, uma grande bagunça! Isso sem contar que chegaram de madrugada vomitando e fazendo uma gritaria. Isso é demais para este tiozão que vos escreve...

Mas apesar de uma noite tranquila, eu estava feliz com meu primeiro dia em Praga. Amanhã sem dúvida seria ainda melhor, pois eu já estaria descansado e pronto para uma longa caminhada por toda a história medieval da capital da República Tcheca. Continuem ligados nas atualizações aqui, pois ainda temos uma maratona de cultura e história nos aguardando a seguir.


Quer conhecer os hostels citados Ruthensteiner em Viena e Equity Point em Praga? Faça a sua reserva aqui no Booking.com e ajude este blogueiro a continuar escrevendo mais! Te vejo na próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas