O que levar na mochila (e o que não)

Cena do filme Wild (precisa de tudo isso?)

Depois do sucesso do último post com o início da viagem para Punta de Este, com muitas dicas de aeroporto e de como ter uma viagem confortável, muitas pessoas me pediram mais dicas sobre como fazer a mala (e o que levar). Então esse post é para vocês, e pode ser usado em qualquer viagem (seja para América do Sul ou para Europa).

Alguns blogs de viagem defendem que viajar com o mínimo necessário é a melhor forma de aproveitar a viagem. Eu posso dizer que eu concordo em partes, e eu vou explicar o porquê. Em primeiro lugar você precisa ter em mente a resposta para as seguintes perguntas:

1- Com que frequência eu quero lavar roupa?

2- Qual é a infraestrutura do meu local de destino?

3- O quanto de peso estou disposto a carregar?

No meu caso eu estava viajando para a América do Sul, passando principalmente por grandes cidades com hotéis, restaurantes e transporte. Então não precisei me preocupar em levar ema barraca, kit de sobrevivência, ou nada do tipo. Também é muito importante saber o clima do lugar, e no meu caso eu estava esperando um pouco de frio. Recomendo usar o app The Weather, com previsão do clima hora a hora.

Então aqui eu vou tentar passar por cada item que estou levando, e quais eu não preciso:

O que levar: V


V Adaptador de tomada universal: Nos países que visitei, há uma diferença do plugue da tomada. Então para carregar meu telefone estou levando um comigo. Custa em média 20 reais em lojas de produtos eletrônicos chineses, mas se você não quiser gastar dinheiro com isso, é possível carregar a bateria do seu celular usando o USB de computadores e TVs. Quer saber se o seu destino usa uma tomada diferente? Veja o mapa no site IEC

V Cobertor: Se você está esperando um inverno forte, e pretende ficar em hostels, ou cochsurfing, leve um cobertor com você. Muitos hostels cobram para utilização do mesmo.

V Cabo de aço de bicicleta e cadeado com chave: Esta dica é mais para quem fica em hostels. Alguns hostels disponibilizam um armário, mas não um cadeado. Ou alguns nem o armário oferecem, então você pode usar o cabo de bicicleta (aqueles com códigos) para prender sua mochila na sua cama e evitar alguma dor de cabeça.

V Higiene pessoal: Eu levei comigo a escova de dente, pasta, fio dental, shampoo 3 em 1 (que serve como sabonete líquido também), desodorante, óleo para barba, cotonete, hidratante pros pés (acredite, mas uma diferença depois de andar 25km). Caso você vá enfrentar o sol, leve protetor solar. Para o frio, leve manteiga de cacau. Parece bastante, mas é o ideal para mim. Eu prefiro manter o mínimo de conforto durante a viagem. Mas não tem necessidade de levar, por exemplo, perfume, secador de cabelo, barbeador, condicionador, sabonete, hidratante facial, e etc. No caso das mulheres, leve somente a maquiagem básica.

V Eletrônicos: Um smartphone é hoje um acessório essencial para uma viagem, pois nele você tem mapas, tradutor, conversor de moedas, guias e livros. Eu também vou levar meu IPod, pois a bateria dura muito mais. Se eu tivesse uma câmera profissional, certamente levaria também. Mas dessa vez as fotos ficarão a cargo do meu smartphone. Na minha opinião, não tem necessidade de levar um laptop se você não for um escritor, blogger, ou estiver trabalhando remotamente de alguma forma. Dos acessórios mencionados, eu também levo cabos, carregadores, fones de ouvido, bateria externa, e outros acessórios.

V Sapatos: Isso também depende de onde você está indo. Para montanhismo, leve uma bota apropriada e assim por diante. No meu caso, eu vou levar somente um par de tênis de caminhada, e um chinelo havaina (muito útil para usar no chuveiro do hostel).

Toalha de Microfibra (Decathlon)
V Roupas: Na minha opinião, lavar roupas uma vez por semana está bom, mas alguns viajantes preferem levar ainda menos roupas e lava-las com mais frequência (ou não lava-las). Então eu levei de seis a sete camisetas, roupas de baixo, e meias. Dois pares de calças, uma blusa térmica (que é fina e não amassa), uma blusa de lã, um cachecol, um chapéu (acessório essencial), e um short velho para dormir. O segredo para viajar leve no inverno é usar camadas de roupas. Então ao invés de usar aquelas jaquetas enormes que precisam de uma mala só para elas, eu uso diferentes camadas de roupa (como a blusa térmica) para me manter quente. Ocupa menos espaço na mala, e é muito mais eficiente em te manter quente. Para o frio extremo também é bom levar gorro e luvas. Dica importante: eu estou levando uma calça jeans porque eu gosto. Elas não são tão práticas e ocupam bastante espaço. Se você quer priorizar espaço e peso, dê prioridade para tecidos leves, que nem precisam passar (como o tactel ou poliéster).


V Toalhas: Alguns hostels cobram pelo uso da toalha. Minha dica é ter uma toalha de microfibra, pois elas secam mais rápidas e não deixam aquele cheiro de mofo na mochila. Eu tenho uma toalha de microfibra bem simplesinha, (que não faz o trabalho 100%) mas em lojas de esporte você consegue encontrar uma boa por cerca de 30 a 40 reais.

Máscara de travesseiro (v)
V Travesseiro de pescoço, mascara de dormir, protetor auricular: É uma opção que eu gosto muito, caso você esteja planejando longas viagens. Eles te ajudam ter uma boa noite de sono no avião, ou no ônibus, por exemplo. No meu caso ao invés do protetor eu durmo ouvindo meu IPod, e meu travesseiro de pescoço é inflável e não ocupa espaço.

V Talheres: Um spork (aquele utensílio que tem faca, colher e garfo em um só) pode ser muito útil se você estiver comendo street food. Outras opções são levar talheres de plástico, ou hashi (aquele de bambu para comida japonesa).

V Mochila de mão: (ou Daybag) É muito útil para usar durante o dia e carregar somente o essencial para as caminhadas, e também levando com você para a cabine da aeronave.

V Moneybelt: Conhecido como porta documentos, ou pochete interna, é um cinto que fica esondido embaixo da roupa, onde você pode guardar seus documentos e passaporte com segurança.  A carteira no bolso de trás é um alvo fácil em viagens.

V Papel higiênico: Mesmo se você não precisar, ele ainda pode absorver a água da chuva e reduzir o estrago caso você seja pego de surpresa.

V Garrafa de água: Muitos lugares (como o aeroporto) permitem que você encha sua garrafa de água, para que você não precise comprar.

V Kit primeiros socorros: Eu sempre levo um pequeno kit com band-aid e pomada desinfetante, pois eu gosto de andar muito e andar de bike. Caso você seja mais caseiro, não se preocupe com isso.

V Roupas de banho: Depende do tipo de viagem. No meu caso, mesmo vendo lindas praias, eu já sabia que estaria frio, então não levei.

V Óculos de sol: Proteje os olhos dos raios ultravioleta (inclusive na neve) e disfarça a cara de sono.

O que não levar: X

Cordilheira dos Andes, sem jaqueta
X Lencóis e travesseiros: Eles ocupam muito espaço. Os hotéis e hostels já os disponibilizam. Tente verificar nas avaliações online do local escolhido se eles são limpos.

X Livros e guias: Eu prefiro evita-los, pois são pesados e ocupam espaço. Hoje em dia é possível ter tudo isso no seu smartphone. E sempre há a chance de você carregar um livro, e acabar não o lendo.

X Laptop: Como eu disse antes, ao menos que você esteja trabalhando remotamente.

X Maquiagem e perfumes: Se você não tem a intensão de ir a nenhuma festa ao evento chique, então priorize o peso.

X Roupas e sapatos: Não custa enfatizar: seja esperto em relação a isso e tente levar o mínimo possível para o local que está indo. Não há necessidade de levar 4 tipos diferentes de sapatos se você só vai andar na cidade, por exemplo. E evite roupas pesadas como jaquetas de couro, jeans e etc.


Quechua 50l - escolhida para a viagem!
E para terminar, a boa e velha discussão: devo levar mochila ou mala? Essa também é uma decisão muito pessoal. A vantagem da mochila é a mobilidade. Você pode andar, correr, subir escadas, e passar por terrenos desnivelados sem qualquer problema. Mas nem todo mundo gosta de carregar peso. Se esse for o seu caso, a tradicional mala de rodinha lhe atende. No meu caso, não tive incomodo em andar com a mochila, pois seguindo essas dicas eu levei apenas 8kg de mala, carregando ela sem problemas.

Espero que tenham gostado. e aproveitem as dicas para viajar com segurança e leves! Não esqueça de curtir e comentar, e compartilhar com aquele seu amigo que leva a casa inteira na viagem.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo pelo facebook ou por e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas